Apresentação PDF Imprimir E-mail

Formação Continuada - para professores do ensino infantil e fundamental do 1º ciclo.

O projeto Dom da Palavra começou a ser planejado em 1999, na virada do milênio, por um grupo de educadores que tem por ideal contribuir de forma efetiva para melhorar a qualidade da educação infantil e fundamental no Brasil, especialmente na rede pública. Em 2003 realizamos um projeto piloto, na Escola de Comunicação e Artes da USP, em 2004 e 2005 o projeto foi implantado com sucesso no município de Itapecerica da Serra - SP, e na Escola Estadual Dom Agnello Cardeal Rossi, em São Paulo. Em 2006, 2007 e 2008 o projeto foi implantado no município de Espírito Santo do Turvo – SP. Em 2008 também foi realizado um módulo nos municípios de Embu Guaçu - SP e Timburi - SP. Em todos os municípios o projeto alcançou resultados muito bons.

Depois de 2008 o Instituto Artesocial deixou de realizar o projeto, devido à falta de recursos financeiros, mas todo o histórico do projeto foi estudado, e estruturado em uma pesquisa de mestrado realizada por Rubens Salles. Desta forma, qualquer escola Wadorf que tiver interesse em replicar o projeto, poderá fazê-lo a partir deste trabalho e com nosso apoio técnico.

Veja o vídeo (8:54 min).

O JavaScript está desabilitado!
Para ver esse contúdo, você precisa de um browser capaz de reconhecer JavaScript.

Objetivo

O objetivo do projeto Dom da Palavra é enriquecer a didática de professores do ensino infantil e do ensino fundamental, 1º ciclo, da rede pública, com práticas que vão ajudá-los a trabalhar com seus alunos de forma mais prazerosa e produtiva. Eles aprendem a usar exercícios de ritmo, poemas, histórias, jograis, peças teatrais, trabalhos manuais e outras atividades artísticas, como instrumentos pedagógicos, para ensinar de forma lúdica diversos conteúdos curriculares. Aprendem também a conhecer melhor as necessidades das crianças, de acordo com sua idade e temperamento, conseguindo assim desenvolver nos alunos algumas condições fundamentais para a aprendizagem efetiva, como a harmonização, a motivação e o envolvimento ativo.

Este conjunto de práticas tem a linguagem oral como seu fio condutor, e ao aprender a aplicá-lo, o professor também aprende como a sua PALAVRA pode ter o DOM de acolher, dar segurança, harmonizar, motivar, cativar, alegrar e fortalecer seus alunos, para melhor ensiná-los e educá-los.

A partir do 1º dia do projeto o professor já pode começar a aplicar as práticas apresentadas, com sua classe, e ver os resultados. Trata-se de técnicas didáticas que vêm sendo desenvolvidas há mais de 40 anos, no Brasil, por escolas que usam a Pedagogia Waldorf, com ótimos resultados.

Formato

O projeto Dom da Palavra é composto por um seminário anual com cerca de 60 horas aula, para grupo de até 30 professores, e assessoria individual a cada participante, com visita a cada um, em sua sala de aula. O trabalho é feito por dois professores capacitadores atuando em conjunto, e as aulas são ministradas aos sábados, ou períodos de férias e feriados, sempre de forma alternada, para que os professores participantes possam praticar as técnicas aprendidas com suas classes de alunos, durante o transcorrer do curso.

Os participantes também têm acesso a conteúdos de qualidade literária, como poemas, histórias, jograis e peças teatrais, que foram criados para uso pedagógico, e adequados a cada classe do ensino fundamental. Conheça nossa Biblioteca.

Importante

Os capacitadores deste projeto sempre foram professores com experiência prática em sala de aula, e que estão atuando em escolas Waldorf, onde as atividades artísticas são utilizadas diariamente como instrumento pedagógico. Também é interessante saber que um professor Waldorf segue com sua classe da 1ª à 8ª série, tendo assim uma grande experiência sobre as práticas didáticas adequadas para cada idade.

Replicabilidade

Estamos abertos a consultas para apoiar a implantação deste projeto, desde que haja alguma escola Waldorf na região disposta a sediar o trabalho, e com professores interessados em atuar como formadores.

"Educar não é encher um balde. É acender um fogo". (Heródoto)

 
est1.jpg

Faça parte desta aliança

A Arte para educar e aprender

giz_de_cera1.JPG

Creative Commons 3.0

Você pode copiar, distribuir, exibir e executar os conteúdos desta página, mas não pode utilizá-los com finalidades comerciais, não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, e deve dar sempre o crédito ao autor original.

Leia Mais