Benefícios do Projeto PDF Imprimir E-mail

Para os professores

As práticas pedagógicas ensinadas no projeto Dom da Palavra são de aplicação imediata pelos professores, com seus alunos, o que permite que eles comecem logo a colher os resultados. Além de aprender a usar vários elementos artísticos como instrumentos pedagógicos, aprendem também técnicas para harmonizar sua classe, conhecer melhor o temperamento dos seus alunos e tornar suas aulas mais interessantes. Também têm acesso a conteúdos de qualidade literária, para aplicar neste trabalho. Todos que participaram de nossos seminários, e que puseram em prática com seus alunos os ensinamentos aprendidos, tiveram bons resultados. Veja o Histórico do projeto.

Outro importante benefício para os professores participantes foi o aumento de sua auto-estima. Pudemos acompanhar de perto esta transformação, no decorrer dos seminários que já realizamos, verificando que muitos professores que antes tinham dificuldades de se relacionar com seus alunos, melhoraram sua didática e começaram a se sentir como educadores, de fato.

Para os alunos

Hoje, numa época de crescente banalização da língua escrita e falada, este projeto propõe o reencontro dos alunos com textos de qualidade impecável. A fala liga o ser humano ao mundo, ao próximo e a si mesmo. Por menor e mais simples que seja, um poema pode preencher de sentido e significado o aprendizado. Quando dito em coro na sala de aula ajuda a harmonizar a classe e levar cada aluno a sentir que faz parte de um todo, pois os ritmos, os sons rimados e o falar coletivo constituem elementos de equilíbrio e concentração.

Em seu dia-a-dia a criança necessita fundamentalmente de ritmo, e também precisa aprender os conteúdos através de uma ligação com seus sentimentos. Aquilo que uma criança não vivencia, aquilo com que ela não se envolve ou não pode estabelecer uma ligação afetiva, será algo meramente decorado ou mecânico e tenderá a ser esquecido com o tempo.

Aprendendo matemática fazendo de exercícios rítmicos, ciências e gramática da língua portuguesa declamando poesias e jograis, história e literatura representando peças teatrais, os alunos aprendem de fato, e o principal; passam a gostar de aprender.

"Nada há no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos." (Aristóteles)

 
logo-alianca.jpg

Faça parte desta aliança

A Arte para educar e aprender

dp8.JPG

Creative Commons 3.0

Você pode copiar, distribuir, exibir e executar os conteúdos desta página, mas não pode utilizá-los com finalidades comerciais, não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, e deve dar sempre o crédito ao autor original.

Leia Mais