Uma Peça Sobre Números PDF Imprimir E-mail
 Peça de Ernst Bühler

Nesta peça de Ernst Bühler (Suíça), traduzida do inglês e ligeiramente adaptada por Ruth Salles, as crianças aprendem os números a partir do 1, estando todos os outros números incluídos no 1, no uno como um todo. Leia as orientações pedagógicas.

Sugerida para crianças de 7 anos.

Personagens: o Coro, que inclui as Crianças que representam os números.

Dentro do próprio coro, todos se organizam em fileiras: de uma criança, de duas, três, quatro, cinco, seis, sete, e a criança que representa o zero. As que vão falar no centro saem do coro depois voltam. Só o UM fica sempre fora perto do coro, porque os outros números se dirigem a ele. As falas são ditas em conjunto com o coro.

Coro (canta ou recita):

“Todos já vamos em fileiras começar nossa brincadeira.

Plim-plam-plum!
Nada de zum-zum!
Plim-plam-plum,
vai falar o UM!”

Uma criança:

– Eu sou o UM, eu sou o Todo.
Sou redondo e lindo assim. (dá um giro)
Tudo o que existe está dentro de mim.

Duas crianças (falando com o UM):

– Nós somos o DOIS.
Somos amigos. Você não vê que somos mais que você?

Coro (junto com o Um):

– É. Vocês são dois,
mas devo avisar
que dois amigos
formam só Um par.

Três crianças (falando com o UM):

– Nós somos o TRÊS.
Que maravilha!
Somos mais que você,
pois somos o pai,
a mãe e a filha.

Coro (junto com o Um):

– É. Vocês são três
juntinhos na trilha.
Mas formam só Uma família.

Quatro crianças (com túnicas de cores diferentes, falam com o UM):

– Nós somos QUATRO ventos,
que voam e ninguém vê.
Nós somos mais que você!

Vermelho:

– Eu sou o vento Norte.

Azul:

– Eu sou o vento Leste.

Verde:

– Eu sou o vento Sul.

Amarelo:

– Eu sou o vento Oeste.

Coro (junto com o Um):

– É. Vocês são quatro,
mas devo avisar
que são quatro ventos
de só Um ar.

Cinco crianças (falam com o UM):

– Nós somos a rosa.

Cinco pétalas cheirosas:

1, 2, 3, 4, 5.
Aí está porque
somos mais que você.

Coro (junto com o Um):

– É. Vocês são cinco pétalas bem cheirosas,
mas formam só Uma rosa.

Seis crianças (falam com o UM):

– Nós somos os SEIS lados do cristal:
1, 2, 3, 4, 5, 6.
Somos mais que você, afinal.

Coro (junto com o Um):

– É. Vocês são seis. Nada mal.
Mas são os seis lados
de só Um cristal.

Sete crianças (para o UM):

– Nós somos os SETE dias da semana.
Olhe só como é comprida nossa caravana:
Segunda, Terça, Quarta, Quinta,
Sexta, Sábado e Domingo.
É assim
que somos mais que você,
do começo ao fim.

Segunda-feira:

– A segunda-feira ainda está sonhando,
quer passar o dia cochilando.

Terça-feira:

- Mas a terça-feira tem um braço forçudo,
e tem vontade de fazer de tudo.

Quarta-feira:

– A quarta-feira acho que vai voar.
“Vamos dançar! Saiam todos do lugar!”

Quinta-feira:

– A quinta-feira ouve muito bem
os versos que são ditos por alguém.

Sexta-feira:

– A sexta-feira prepara num momento
as flores para a festa de um casamento.

Sábado:

– O sábado é dia de lavar e costurar,
porque a semana está para terminar.

Domingo:

– O domingo é o dia mais precioso,
com sua coroa dourada do repouso.

Coro (junto com o Um):

– Sim. Vocês são sete dias em caravana.
Mas formam só Uma semana.

Uma criança:

– Eu sou o Zero. Sou um feiticeiro.
Tudo que eu toco muda por inteiro.
O 1 vira 10, o 2 vira 20, o 3 vira 30, o 4, 40.
E mais o 50, o 60, o 70.

Coro (todos já incluídos nele):

– Muito obrigado por ouvirem nossa peça.
Mas sabemos que alguém se interessa
pelo 8 e pelo 9. Onde foram parar?
Ah, num outro dia eles vão falar.
E agora mostramos para vocês
como sabemos contar
de 2 em 2 e de 3 em 3,
de trás pra diante e de diante pra trás:
2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20;
20, 18, 16, 14, 12, 10, 8, 6, 4, 2.
3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27, 30;
30, 27, 24, 21, 18, 15, 12, 9, 6, 3.

F I M

 

Creative Commons 3.0

Você pode copiar, distribuir, exibir e executar os conteúdos desta página, mas não pode utilizá-los com finalidades comerciais, não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, e deve dar sempre o crédito ao autor original.

Leia Mais