Aprendendo com Poesia PDF Imprimir E-mail

Projeto para edição de uma coleção de livros infantis em 5 volumes

Objetivo


Editar uma coleção de livros infantis ilustrados, com 5 volumes, trazendo poemas da poetiza Ruth Salles, que foram criados para permitirem às crianças aprenderem com poesia. Além dos ensinamentos de cada poema, trata-se de um material de alta qualidade poética, que vem sendo criado há mais de 45 anos para uso das escolas que usam a Pedagogia Waldorf, e que agora iremos tornar acessível às demais crianças brasileiras. Todo este conteúdo poético já está pronto.

Editar os seguintes títulos:

Volume I – As Aventuras da Gotinha D'Água
Volume II – Poemas da Natureza
Volume III – Bichinhos em prosa e verso
Volume IV – Mitos, lendas e outras histórias
Volume V – Poemas de aprender brincando


O livros terão o formato 22 x 22 cm, com cerca de 40 páginas em papel Couchê Reflex de 115 gramas, e capa em papel Cartão Supremo SZ 250 gramas, impressos em 4 cores.

Justificativa

Os ritmos, os sons rimados e o falar coletivo constituem elementos de equilíbrio e concentração, e permitem às crianças aprender através da vivência lúdica dos conteúdos. Uma fala permeada de vida  com forma e plena de beleza sonora atua como o fundamento que alimenta e sustenta o desenvolvimento do ser.

O adulto em geral não presta atenção aos órgãos que produzem a fala, pois está voltado para o conteúdo da mesma, querendo expressá-lo. Quando a criança, no entanto, começa a sentir os movimentos dos sons a partir dos lábios, da língua e do palato, quando a fluidez e o ritmo da fala se regulam na respiração e a expressão da fala é exercitada, ela vivencia uma grande alegria. Este sentimento atua nas forças da fantasia da criança, que a protegem do envelhecimento precoce. As crianças de hoje recebem um excesso de linguagem prosaica em detrimento da linguagem poética. Esse excesso assusta e retrai a criança, e ela se torna rapidamente um adulto sem sê-lo. A poesia ilumina interiormente o ser humano e o fortalece, preparando-o para lidar vigor nas tarefas do dia a dia.

A fala ritmada vitaliza a criança e abarca seu próprio corpo, atuando na relação entre o ritmo da respiração e o da pulsação. Isso permeia seu ser interior. Assim o artista, com a poesia, introduz o homem em outro ambiente, diferente do da fala prosaica.


Descrição dos volumes:

Volume I – As Aventuras da Gotinha D'Água
Conteúdo: História ilustrada contada em versos, baseada em um conto de Walther Pollatschek, que apresenta de forma lúdica todo o ciclo da água, para dar apoio aos professores no ensino das ciências naturais e da ecologia. Exemplo.

Volume II – Poemas da Natureza

Conteúdo: Coletânea ilustrada de poemas que apresentam de forma lúdica diversos elementos da natureza,  como os ventos, as nuvens, a chuva, as plantas, os rios, o mar, os planetas e outros, para dar apoio aos professores no ensino das ciências naturais e da educação ambiental. Exemplo.

Volume III – Bichinhos em prosa e verso

Conteúdo: Coletânea ilustrada de textos e poemas que apresentam de forma lúdica vários pequenos animais, como o pica-pau, o martim pescador, o bem-te-vi, o ouriço, o caracol, a coruja, a capivara, a minhoca, o ramster, a aranha e outros, destacando suas características e seus hábitos, também para apoio ao ensino das ciências naturais e da educação ambiental. Exemplo.


Volume IV – Mitos, lendas e outras histórias

Conteúdo: Apresentação ilustrada de poemas de mitos e lendas brasileiras, como o Saci-pererê, o Caipora, o Curupira, Muiraquitã, Iara, a Mboi-tatá, a Cobra-grande, a lenda do Miosótis, lenda do  Tamanduá mirim, O Salto do Iguassu e outras histórias. Exemplo.

Volume V – Poemas de aprender brincando

Conteúdo: Poemas ilustrados para aprender português, melhorar o vocabulário e a dicção. Há poemas sobre verbo, pronome, preposição, advérbio, interjeição, substantivo, adjetivo, subjuntivo, e diversos trava-línguas. Exemplo.

Planejamento de produção

Nosso objetivo é lançar um livro da coleção por trimestre, utilizando o financiamento coletivo, como o que é feito através do site catarse.me. 

Etapas a serem cumpridas:

1.Criação do design gráfico da coleção
2.Produção das ilustrações
3.Editoração dos livros
4.Impressão em gráfica offset e produção gráfica
5.Divulgação do lançamento
6.Distribuição dos exemplares doados pelos Correios - serviço de planejamento de logística e despacho
7.Distribuição do excedente para as livrarias
8.Produção editorial - coordenação e supervisão geral

 

Creative Commons 3.0

Você pode copiar, distribuir, exibir e executar os conteúdos desta página, mas não pode utilizá-los com finalidades comerciais, não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, e deve dar sempre o crédito ao autor original.

Leia Mais