Tabela dos Temperamentos PDF Imprimir E-mail

Apresenta de forma prática e organizada as características dos quatro temperamentos.

Durante o projeto Dom da Palavra os participantes aprendem a identificar os temperamentos de seus alunos, e como se relacionar com cada um deles. Desta forma é possível obter melhores resultados de cada aluno, assim como melhorar o comportamento da classe.

 





 

COLÉRICO

SANGUÍNEO

FLEUMÁTICO

MELANCÓLICO

Aparência física

Baixo, atarracado, ereto entroncado, pescoço grosso.

Esbelto, elegante, bem equilibrado.

Forte, corpulento, redondo.

Grande, ossudo, membros pesados, cabeça inclinada.

Andar

Firme, cravando os calcanhares no solo.

Leve, disparando nas pontas dos pés.

Ondulante, lento (move-se esmagadoramente).

Lento, com tendência a inclinar-se, marcha inclinado.

Olhos

Enérgicos, ativos.

Dançantes, vivos, alegres.

Sonolentos, letárgicos, quase sempre semicerrados.

Trágicos, tristes pesarosos.

Gestos

Curtos, ríspidos, bruscos, repentinos.

Graciosos, vivazes.

Lentos, intencionais, deliberados.

Desanimados

Modo de falar

Forte, abrupto, enfático, expressivo, vigoroso, intencional, apropriado.

Eloqüente, com linguagem floreada.

Ponderado, lógico, claro.

Hesitante, fraco, não completando as frases, deficiente.

Relaciona-mentos

Amigável, enquanto puder manter a liderança.

Amigável com todos caprichoso, mutável inconstante.

Amigável, mas reservado, insensível, impassível.

Fraco, e simpatia só pelos companheiros de infortúnio.

Hábitos

Necessita contagiar a todos com sua animação

É flexível, não tem hábitos fixos.

Gosta de rotina, tem hábitos determinados.

Gosta de ocupações solitárias.

Alimentação

Gosta de comidas condimentadas, bem preparadas.

Belisca, gosta de comida bonita, bem apresentada.

Come alimentos bem substanciosos, e de tudo.

É meticuloso, e gosta de alimentos doces.

Vestuário

Gosta de alguma coisa individual e peculiar.

Gosta de coisas novas e coloridas.

Tem um gosto conservador.

Escolhe roupas sem vida e desleixadas. É difícil de agradar.

Poder de observação

Examina o que interessa, mas se esquece.

Observa tudo, mas esquece tudo.

Observa e relembra tudo com exatidão, quando suficiente-mente desperto.

Observa pouco, mas se lembra de tudo.

Memória

Pobre

Como uma peneira

Boa com relação ao mundo exterior.

Boa com relação ao que se refere a ele próprio.

Interesse

O mundo, ele próprio e o futuro.

O presente imediato

O presente sem envolvimento.

Ele próprio e o passado.

Atitudes

De comando, agressiva, e eventualmente compreensiva.

Gentil, simpática e compreensiva.

Perspicaz, objetiva.

Egoísta, vingativa, auto-sacrifício em casos de sofrimento.

Disposição

Gabola, entusiástico nobre, magnânimo, generoso, intolerante, impaciente e aventureiro

Gentil, amigável, mutável, superficial, inconstante, impaci-ente, irresponsável.

Leal, estável, letárgico, satisfeito, maternal, confiável.

Auto-absorto, mau humorado, medroso, deprimível, tirânico, prestativo, artístico.

Desenhos e pinturas preferidos

Vulcões, precipícios com a própria conquista de obstáculos. Cores fortes.

Muitas cores brilhantes, detalhes e movimentos.

Suave, brando, desinteressante, de aparência inacabada.

Cores harmoniosas e fortes. Tenta detalhar demais.

 

Reação da criança a várias situações, de acordo com os temperamentos.

 

COLÉRICO

SANGUÍNEO

FLEUMÁTICO

MELANCÓLICO

Queda no parquinho

Encontra o motivo fora de si próprio. Responsabiliza alguém. Orgulha-se de seu machucado

Pergunta: “Eu caí?” Chora por um momento e esquece.

É estóico, levanta-se e continua impassível.

Agüenta e assume a dor “insuportável”. O mundo está prestes a acabar, e foi feito pra me machucar.

Passeio cancelado

Domina a situação, reúne o grupo em sinal de protesto.

Aprecia a novidade e pensa nas alternativas

Indiferente. Não esquecerá, mas não é vingativo.

Sabia o tempo todo que seria cancelado, só para feri-lo.

Novo professor

Possível rival. É preciso apresentar o professor para a classe. Poderá tanto ajudar como atrapalhar.

Alguém novo. Aprecia a situação.

Admite depois de algumas semanas que há um novo professor e para de chamá-lo pelo nome do precedente.

Novo inimigo. Justamente quando estava começando a se acostumar com o anterior.

Mais sofrimento.

Uma tarefa

Precipita-se sobre ela e a conclui.

Acha que é fácil e interessante, mas logo abandona quando a novidade desaparece.

Pondera, reflete, planeja e tem dificuldade em terminar no prazo.

Uma outra carga na vida para ele suportar.


Algumas regras valiosas para lidar com as crianças de acordo com os temperamentos

 

 

COLÉRICO

SANGUÍNEO

FLEUMÁTICO

MELANCÓLICO

Para estimular a atividade

Lançar um desafio

Pedir um favor pessoal

Usar táticas de choque, de ataque. Falar diretamente, indo ao ponto principal.

Explicar como os outros sofrerão se ele não conseguir.

No caso de repreensão

Recordar a má ação posteriormente e debater, examinar e discutir.

Ter uma palavra amigável imediatamente.

Ter ação imediata.

Chamar a atenção logo para as conseqüências posteriores.

Gerais

Fornecer estórias ou descrições onde a temeridade torna-se perigosa ou ridícula. Dar várias coisas diferentes, fazendo com que representem um desafio.

Fornecer estórias vivas com descrições excitantes, com quadros contínuos e variados. Dar bastante coisas diferentes para fazer.

Contar estórias indiferentes de um modo apático. Dar uma tarefa determinada e determinar que dê continuidade a ela.

Contar estórias ou descrições de acontecimentos tristes para mostrar como o espírito humano às vezes triunfa. Interessar-se pela tristeza e pedir que ajude alguém menos capaz.

 

 

Creative Commons 3.0

Você pode copiar, distribuir, exibir e executar os conteúdos desta página, mas não pode utilizá-los com finalidades comerciais, não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, e deve dar sempre o crédito ao autor original.

Leia Mais